sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Mayra Andrade hoje no Luisa Tody








Depois de Joana Amendoeira ter actuado no passado sábado no Fórum Municipal Luísa tody, hoje é a vez de Mayra Andrade com os ritmos quentes de cabo-verde.

Joana Amendoeira é considerada uma das Fadistas da “Nova Geração”, no seu cantar, o fado ganha novo fulgor, nova atitude sem se desviar da Tradição.

Mayra Andrade redesenha os contornos musicais do seu país, Cabo Verde, com graça, aprumo, e, coisa rara para uma jovem que ainda não chegou aos vinte anos de idade, contida. Obviamente, sabemos, graças a Cesária Évora, onde fica esse arquipélago (a 500 km de distância do Senegal) e descobre-se que essa terra árida não canta num só tom, pois é abundante de ritmos, Morna, Coladera, Funana, Batuque, que ela é rica em autores e intérpretes, raramente a viverem no seu país, longe das suas origens, mesmoexilados.

Mayra não é uma exilada. Vive em Paris desde 2003 e os seus pais transmitiram-lhe o gosto do balanço: nascida em Cuba, cresceu entre o Senegal, Angola, Alemanha e ainda… Cabo Verde. Na sua infância, as primeiras cantigas de ninar são brasileiras. Mas foi com uma canção do seu país, em crioulo cabo-verdeano, que ela ganhou a Medalha de ouro nos Jogos da Francofonia no Canadá, entre 35 concorrentes. Tinha então 16 anos. Mayra incendeia os palcos, na Praia e no Mindelo (em Cabo Verde), depois em Lisboa, e, finalmente em França, a partir de 2002, desde as pequenas salas parisienses até aos grandes festivais de Verão. Assegura a primeira parte de Cesária Évora no New Morning. No Brasil, representa ainda uma vez o seu país, com um single a favor da luta contra a Sida, ao lado de Lenine e Chico Buarque, entre outros. Em 2005, Aznavour convida Mayra para o seu novo album, num duo em francês. Por onde ela se mostra, o seu talento impõe-se.
Eis-nos então chegados a “Navega”. Um álbum contagiante, que tem uma produção simples, em tons acústicos, no qual ela afirma convictamente a sua liberdade. É verdade que ela canta… 93% na língua patrimonial do arquipélago, mas é o disco de uma cabo-verdeana urbana, e que, além do mais, é parisiense.

Ela transmite e remexe essa vivência parisiense, com dois dos seus pilares (o baixista dos Camarões Etienne Mbappé e o seu companheiro de palco, o percussionista brasileiro Zé Luis Nascimento) e traz com ela um notável guitarrista, seu compatriota, Kim Alves. Alguns convidados de peso são o virtuoso brasileiro Hamilton de Holanda (bandolim), o duende de Madagascar Régis Gizavo (acordeão), o violoncelista Vincent Segal, seus cúmplices de palco, e os guitarristas brasileiros Tarcisio Gondim e Nelson Ferreira. Em destaque, uma canção em francês, a única, graças ao inesperado Téte, "Comme s'il en pleuvait", numa interpretação reguila. Um álbum subtilmente produzido por um especialista do género, Jacques Ehrhart (Henri Salvador, Camille, …).

Estes ingredientes, jazz, afro, e brasileiros dão outros reflexos às músicas que vêm do arquipélago (quatro são da autoria do importante autor e compositor Orlando Pantera, recentemente desaparecido, outras vêm de penas inspiradas de Cabo Verde). Três temas saíram da pena de Mayra Andrade, em colaboração com Patrice Larose.

Enquanto se devora o disco, aprecie também os textos (com tradução…), onde o drama está ao lado do cómico, o exílio onde se perde o destino choca com a democracia que não sabe para onde vai, personagens sem idade cruzam-se com figuras de outra idade..

Com “Navega”, com uma voz de fazer transbordar as almas e de enlouquecer os corações, Mayra Andrade domina no seu balcão e navega… para conquistar os mares e as terras.

Esta noite a não perder.


domingo, 17 de fevereiro de 2008

QUARTEL DO 11 QUE FUTURO???




Depois de pintado para as comemorações do 10 de Junho. O imóvel continua a degradar-se e sem qualquer perspectiva para o futuro.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Fim de "vida" para a Histórica SETUBAUTO





A Setubauto foi fundada em 1939 - há 68 anos - por António Marques dos Santos, iniciou actividade na reparação de motores marítimos. Até um passado recente, a Setubauto contou com pontos de vendas em Santiago do Cacém, Sines, Cercal, Alcácer do Sal e Pegões.
A Setubauto, que marcou a história e vida da cidade, encerrou stand e oficinas ao cabo de 68 anos de actividades.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Carlos Carreiro, Ponta Delgada, Açores - pintor contemporâneo


Coração escapa a atropelamento junto aos Correios de Setúbal (2005) acrilico sobre tela, e uma pintura de Carlos Carreiro que nasceu em 1946 em Ponta Delgada e é Professor Associado da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Campanha de Angariação de Fundos para a Remodelação do Fórum Luísa TodY





Com tanto dinheiro mal gasto nesta cidade, é preciso não ter vergonha !



"...A campanha de angariação de fundos para a remodelação do Fórum Luísa Todi já está em marcha. As obras que vão reformular a emblemática sala iniciam este ano e custam cerca de três milhões de euros. Todos têm um papel determinante neste importante projecto cultural do Concelho e todos podem contribuir para a angariação de fundos. Espectáculos, merchandising ou a entrega de donativos numa conta criada no BES são algumas formas possíveis de se associar à causa..."


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

João Vaz




Setúbal, 09 de Março de 1859 / Lisboa,17 de Fevereiro de 1931

Pintor, estudou na Academia de Belas-Artes de Lisboa (1872-78), tendo sido discípulo de Tomás da Anunciação. Recusado como pensionista do Estado, viajou com António Ramalho por Espanha e França.
Foi professor na Escola de Desenho Industrial Afonso Domingues (desde 1883), em Lisboa, vindo a ocupar o cargo de director.
Foi um dos fundadores do "Grupo do Leão", em cujos salões expôs. Apresentou-se também nos salões da Promotora (menção honrosa, 1880) e esteve na origem do Grémio Artístico (2ª medalha, 1895) e da Sociedade Nacional de Belas-Artes (medalha de 1ª classe, 1910; medalha de honra, 1919).
Participou em várias exposições internacionais, como na Exposição Universal de Paris (menção honrosa, 1900), na Exposição Internacional de St. Louis, EUA (medalha de ouro, 1904), no Rio de Janeiro (1908; medalha de ouro, 1922) ou na do Panamá-Pacífico (1915).
Pintor sobretudo de marinhas e de paisagens fluviais do Sado e do Tejo, em composições simples e tranquila, João Vaz afirmou-se também na Pintura Decorativa, em colaboração com António Ramalho.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Convento de São Francisco, que futuro?




Em Maio de 2004 a Casa Pia desistiu de um colégio interno em Setúbal onde já investiu 7,5 milhões de euros por considerar que os lares construídos estão afastados do tecido social e urbano e não oferecem condições pedagógicas e de segurança.

A provedora da Casa Pia na época, Catalina Pestana, alega que o projecto do novo colégio no Convento de São Francisco foi concebido para um elevado número de alunos, contrariando orientações técnicas que apontam para «estruturas com poucas crianças e devidamente integradas no tecido social e urbano».

«Tudo o que é massificação limita a possibilidade de um acompanhamento individualizado e personalizado, fundamental para o desenvolvimento de miúdos sem raízes familiares que não podemos deixar diluir no anonimato», justificou a provedora.

Por outro lado, Catalina Pestana salientou o facto dos «cinco lares do colégio, com capacidade para 105 internos, terem sido construídos junto a uma ravina, o que poderia dar origem a problemas graves de segurança, num espaço frequentado por centenas de crianças».

O projecto do colégio interno de Setúbal, na colina do Castelo de S. Filipe, começou a ganhar forma a 18 de Outubro de 1996, quando o então primeiro-ministro, António Guterres, assinou um protocolo para o realojamento de 61 famílias (170 pessoas) que viviam em condições miseráveis no Convento de São Francisco, no âmbito do Programa Especial de Realojamento nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

O protocolo previa também a cedência do Convento de São Francisco, e dos terrenos adjacentes, à Casa Pia de Lisboa, que deveria proceder à recuperação do imóvel e à construção de outras infra-estruturas necessárias para o futuro colégio interno.

Para além dos cinco edifícios para lares/dormitórios já construídos, estava também prevista uma escola pré-primária, um edifício para ensino técnico-profissional, um polidesportivo coberto, campo de jogos, piscina coberta e zonas verdes e de lazer.

O projecto, elaborado pelo arquitecto Paz Rafael, previa ainda a requalificação/recuperação de uma capela, um aqueduto e uma nora, situados nos terrenos cedidos à Casa Pia de Lisboa, obras que nunca foram realizadas.

A administração da Casa Pia de Lisboa, liderada por Catalina Pestana, acabou, por abandonar a construção do colégio, sendo que as infra-estruturas edificadas (cinco lares) deverão reverter para outros equipamentos sociais.

Nesse sentido, o Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Câmara Municipal de Setúbal e a governadora civil do distrito estão já a equacionar soluções alternativas para o aproveitamento dos equipamentos noutras valências de âmbito social.

Assim concluísse que houve um autêntico esbanjamento de dinheiros públicos e que foi feito mais um atentado a serra da Arrábida, o enquadramento paisagístico do projecto é completamente absurdo.


Cronologia


1410 - construção do convento, não se conservando vestígios da época da sua fundação. Pertencia a Religiosos Observantes da Província dos Algarves tendo sido, provavelmente, a primeira ordem estabelecida em Setúbal. Deveu-se à protecção de D. Maria Anes Escolaris;
1619 - aí se hospedou Filipe III de Castela quando visitou Setúbal;
séc. 17 / 18 - o convento encontra-se muito degradado;
1747 / 1749 - executam-se trabalhos de reedificação;
1755 - é severamente atingido pelo terramoto;
1834 - os frades são expulsos com a extinção das Ordens Religiosas e o edificio incorporado nos bens próprios nacionais, pertencendo ao governo que o vendeu por arrematação a Joaquim O'Neil;
1840 - as ruínas pertenciam à família Torlades O'Neil; João Torlades O'Neil mandou demolir a maior parte do mosteiro;
séc. 19 - são feitas obras no convento;
1874 - Francisco José Pereira compra o mosteiro a João O'Neil e reconstrói-o;
1875 - o mosteiro é comprado por padres da Companhia de Jesus que concluem as obras reedificando a igreja e adaptando o edifício para o estabelecimento de ensino; a igreja estabelece-se na antiga casa do Capítulo;
1876 - inauguração da igreja e do colégio a 4 de Outubro;
1878 - estabeleceu-se uma aula gratuita de instrução primária;
séc. 20 - é adaptado a quartel, recebendo o Batalhão de Infantaria 11; com a saída dos militares fica devoluto;

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

DAVID FONSECA







Segundo me contaram, o conserto de Davide Fonseca na passada Sexta-Feira no Forum Luísa Tody, foi muito bom e segundo o próprio in http://davidfonseca.blogs.sapo.pt/

"...O Teatro Luisa Todi é um dos maiores onde estivemos até agora, mas nada que assustasse uma banda em plena euforia a meio da digressão. Esta noite gerou alguns dos melhores momentos desta digressão e a receptividade foi incrível, com um público atento e conhecedor das canções antigas e novas...."

Carnaval de Setúbal 1969

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Fonte do Lavra



No dia 25 de Janeiro de 2008 a obra parou.
Quando não somos demasiadamente comodistas por vezes temos resultados, aqui fica um exemplos.

http://www.fontedolavra.blogspot.com/


Karine Aïda Marème Wade repose désormais en terre sénégalaise, sa deuxième patrie. L’épouse de Karim Meïssa Wade a été inhumée, hier soir, peu après 17 heures, au cimetière musulman de Yoff. Elle a été accompagnée à sa dernière demeure par une foule nombreuse de personnalités politiques, religieuses coutumières, mais aussi d’anonymes.PRISE EN CHARGE DES PRÉMATURÉS : Les praticiens de la sous-région se mettent à la méthode KangourouLe Secrétariat permanent (Sep) de la Ligue démocratique (Ld) qui s’est réuni ce mercredi a apporté son soutien au monde du travail...Pape Sagna Mbaye de l’Afp a été élu, hier avec 57 voix sur les 100 conseillers contre 42 pour le maire sortant Daour Niang Ndiaye. Dix-huit (18) adjoints ont été également élus. Abdou Ndoye du Ps est le premier et Aliou Diouck de l’Afp le second...Chérif Macky Sall, l’ancien maire socialiste détrôné naguère par Bocar Sédikh Kane (maire sortant de la ville de Guédiawaye), retrouve enfin son fauteuil. Sans surprise d’ailleurs. Car, il était le candidat unique lors de la session de désignation du nouveau maire de la ville de Guédiawaye...e responsable libéral, Mamadou Makalou, a été porté à la tête du Conseil régional de la nouvelle région de Kédougou. Il devient ainsi le premier président du Conseil régional. Rappelons que la Coalition Sopi 2009 a remporté les élections dans cette partie du pays...Le 7 avril dernier, le conseil municipal de Passy a reconduit le maire Moustapha Kâ à son poste. Face à son adversaire de la coalition Sopi 2009, M. Kâ a obtenu 30 voix sur les 40 que compte le conseil municipal, qui a ensuite élu Mme Adama Sylla, 1ère adjointe et Mme Khady Dia 2ème adjointe...Sitúa al Ejecutivo de Zapatero «desnortado y cuesta abajo» en tiempos de crisis, dando, además, un «espectáculo grotesco y de circo» con la remodelación de su gabinete en plenaLa representación jurídica del hermano del presunto asesino de Marta del Castillo, Francisco Javier D.M., ha propuesto al juez que le someta a una prueba de polígraLos sindicatos policiales presentarán conjuntamente una querella contra el fiscal general del Estado, Cándido Conde-Pumpido, porque consideran que "ha imputado a 61. 000 funcionarios del CuerpoLa presidenta del Parlamento gallego, Pilar Rojo, ha trasladado hoy al Rey su deseo de que la legislatura que se abre el próximo martes permita lograr "muchos consensos" y cumplir las expectativas .Si ayer nos levantábamos con la noticia de que Medio Ambiente había comenzado la «caza» al chiringuito con el derribo del bar Eduardo en la playa de las Tres Piedras de Chipiona (Cádiz), hoy podemosLa modelo Heidi Klum está embarazada por cuarta vez del que será su tercer hijo con su actual marido, el cantante Seal. Un amigo de la pareja ha confirmado la noticia a 'Eonline' y asegura que laSi ayer nos levantábamos con la noticia de que Medio Ambiente había comenzado la «caza» al chiringuito con el derribo del bar Eduardo en la playa de las Tres Piedras de Chipiona (Cádiz), hoy podemosParís, ocupado por las tropas de la Wehrmacht alemana, entre 1940 y 1945, fue el escenario de una “revolución sexual” desconocida, hasta hoy, donde las mujeres se “emanciparon” a una velocidadLa vicepresidenta del Gobierno, María Teresa Fernández de la Vega, aseguró hoy que todavía «no hay nada decidido sobre la TDT de pago, independientemente de lo que haya anunciado el Ministerio deEl esperado duelo entre los rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza y Diego Ventura fue un gran éxito con una buena corrida matinal de Bohórquez. Si el navarro cortó cuatro orejas, el portugués logró

Les nouveaux chefs de Région commencent à être connus. La première vague a été présentée ce dimanche 19 avril 2009 au palais de Mahazoarivo par le ministre de la Décentralisation du pouvoir de Transition, Hajo Andrianainarivelo, en présence du Premier ministre de Transition, Monja Roindefo. Huit Régions sont ainsi dotées de leur patron. La Région Analamanga pour sa part a changé de secrétaire général en attendant d’avoir son nouveau chef de Région.

Selon Monja Roindefo, ces nouveaux chefs de Régions doivent travailler en collaboration étroite avec les comités préparatoires des assises. C’est l’essentiel des messages qu’il a transmis à ces nouveaux patrons des Régions. Ils seront évalués en fonction de leurs performances conformément au tableau de bord prospectif et aux objectifs qui leur sont assignés. Ils peuvent ainsi être démis à tout moment sans état d’âme.