sábado, 5 de abril de 2008

FORTE DA ALBARQUEL




Imagem
O Forte de Albarquel localiza-se sobre a praia de mesmo nome, na margem norte do rioSado, no Concelho de Setúbal.

Integrou, no passado, a linha defensiva do trecho do litoral denominado hoje, em termos de turismo, como Costa Azul, e que, no século XVII, se estendia de Albarquel a Sesimbra, complementando a defesa da importante povoação marítima de Setúbal.

No âmbito da completa remodelação da estratégia defensiva do reino implementada sob o reinado de João IV de Portugal (1640-1656), compreendida na defesa da barra de Setúbal, esta fortificação marítima foi iniciada, como a do Forte de Santiago do Outão, em 1643. Contribuíram para as obras desta barra, à época, os proprietários das marinhas de sal e os navegantes da Casa do Corpo Santo tendo as obras deste forte, como as do Outão, sido concluídas sob o reinado de Pedro II de Portugal(1667-1706).

De propriedade do Ministério da Defesa, até recentemente esteve guarnecido por uma unidade de Artilharia do Exército português. De referir que no morro que está por de trás do forte, estão instaladas peças de artilharia, as quais foram colocadas nos inícios do séc. XX. Em 2001, por Comunicado do Conselho de Ministros de 21 de Junho, o terreno passa para o municipio de Setúbal. Actualmente encontra-se abandonado, para quando a recuperação/reconversão ?



Albarquel

Mal o calor dava entrada
Mesmo a pé se lá chegava
A Setúbal abraçada
Sendo dos "tesos" chamada
Boa gente a procurava

Ninguém se ouvia queixar
Da pedrinha tipo gravilha
Que nos punha a saltitar
Antes de na Água entrar
Para um banho maravilha

E com o Sado a bailar
Dum azul que o sol espelha
Viu a areia aumentar
E assim pôde abraçar
A sua vizinha Esguelha

João Paixão

Nenhum comentário: