quarta-feira, 27 de maio de 2009

PRÉMIO NACIONAL TEKTÓNICA/OA’09 - SAMI



Centro de Visitantes da Gruta das Torres, localizado na freguesia da Criação Velha, na ilha do Pico, venceu o Prémio Nacional Tektónica 2009, promovido pela Ordem dos Arquitectos, pela sua “postura contemporânea na cuidada atenção ao lugar”.
Inaugurado em Maio de 2005, o Centro de Visitantes da Gruta das Torres é uma obra da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e o seu projecto tem a assinatura dos arquitectos Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, da SAMI-arquitectos com sede em Setúbal.
Na sua decisão, tomada por unanimidade, o júri do concurso sublinha que a Ideia, Conceito e Poética Material do projecto premiado “reflectem uma postura contemporânea na cuidada atenção ao lugar, fundando neste as suas próprias lógicas”, adiantando ainda que a “economia de meios utilizados, seja no projecto em si, seja nos aspectos matéricos ou construtivos, reforça a sua condição de sustentabilidade, entendida de modo operativo e actual e não tão só como dispositivo técnico.”
“A serenidade proposta pela construção emergente prolonga à superfície o carácter poético do túnel de lava que serve e que em última análise a sustenta e justifica”, refere ainda a acta do júri, que reuniu dia 18 na Ordem dos Arquitectos.
O projecto premiado será apresentado pelos seus autores numa conferência de imprensa agendada para as 18 horas de hoje, no Auditório 1 do Centro de Reuniões da AIP/FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Situada na freguesia da Criação Velha, concelho da Madalena do Pico, a uma altitude de 285 metros, a Gruta das Torres é o maior tubo lávico conhecido no País, com uma extensão de 5.150 metros.
Esta gruta, que apresenta actualmente um percurso visitável de 400 metros, teve a sua origem há cerca de 1.500 anos, em escoadas lávicas do tipo Pahoehoe, emitidas pelo Cabeço Bravo.
O seu Centro de Visitação é composto por um pequeno pátio exterior, onde o visitante poderá comprar o bilhete de entrada e aguardar a sua visita guiada à gruta numa sala de estar, antes de passar pelo Auditório, onde lhe é feito um pequeno “breefing” e entregue o material necessário à descida, constituído por capacetes e lanternas.

Parabéns a Inês e ao Miguel.

Nenhum comentário: