terça-feira, 4 de março de 2008

FIGURAS TíPICAS DE SETUBAL



FRANCISCO AUGUSTO DA SILVA FINURA, natural de Setúbal, 77 anos. Quem o não conhece na cidade? Recuando trinta anos no tempo andava ele com a sua bicicleta especial a fazer acrobacias na Avenida Luisa Todi. As habilidades que os jovens actualmente fazem já eles as fazia de olhos fechados nessa altura, sempre de fato-macaco, lenço impecavelmente branco, cachimbo e barba à "Popeye".
Depois do Finura acrobata em bicicleta foi o Finura hipnotizador, mergulhador, inventor, operário especializado em profissões não especializadas, fazem parte do seu curriculum. Considerando-se Operário especializado em trabalhos não especializados, Francisco Finura tem este invejável "curricullum":
PROFISSÕES E HABILITAÇÕES - Professor de Hipnose, Telepatia, Retensão Memorial, Psicanálise, Magnetismo e Fascinação, Numismata, Arqueólogo, Inventor, Erudito Investigador e Coleccionador.Astro internacional de Cinema, artista de variedades, Ilusionista, Fakir, Toureiro, Marinheiro de Longo Curso, Escafandrista, Cozinheiro, Industrial de Conservas, Serralheiro, Torneiro, Bate-chapa, Mecânico, Electricista, Afinador de Bicicletas, Cromador, Recauchutador, Vulcanizador e Polidor de Metais. DESPORTO - Ex-Professor de Natação, Mergulhador profissional, Homem-Rã, Lutador, Boxeur, Judoca, Ciclista, Water-Pool Man, Vela, Remo, Ski Aquático, Pesca Submarina, Hóquei em patins, Basquetebol e Voleibol. DIPLOMAS - Diplomado pela Escola de Psicologia de Nancy (França), Diploma do Instituto de Socorros a Náufragos (Portugal) e Diploma de Dador de Sangue do Hospital de Setúbal.
CONDECORAÇÕES - Medalha do Instituto de Socorros a Náufragos: 29 salvamentos.Rei do Carnaval de Setúbal em 1968, 1969 e 1970.

No seu vasto leque de invenções constam a "finelina" um porção milagroso que supostamente ponha os animais a falar, consta que o Finuras ao testar a referida porção no seu cão de estimação o mesmo morreu, mas antes de morrer ainda teve tempo de dizer "...olá Finuras...".

Um comentário:

Tiago Santos disse...

O Finuras ainda é vivo?