quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reviver 100 anos de República

As comemorações do Centenário da República em Setúbal atingem o ponto alto na noite de 4 de Outubro, com a recriação do assalto e incêndio do edifício dos Paços do Concelho ocorrido há um século.

Num espectáculo cénico, é recriado o momento em que, na noite de 4 para 5 de Outubro de 1910, populares quiseram hastear a bandeira republicana nas instalações da Câmara Municipal, acabando o edifício por ser incendiado após confrontos com a autoridade policial.

Esta encenação, que conta com actores dos grupos de teatro TAS, Fontenova e Espelho Mágico, além de participações da Academia de Dança Contemporânea, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, de Fernando Guerreiro, de António Laertes e de Miguel Ramos, realiza-se às 21h30, na Praça de Bocage.

As cerimónias evocativas de 5 de Outubro, organizadas pela Autarquia em parceria com diversas entidades, incluem hastear da bandeira e sessão solene, a partir das 09h00 desse dia, nos Paços do Concelho, seguindo-se, às 12h00, a inauguração da Escola Básica da Brejoeira, em Azeitão.

Esta acção está integrada no Programa Nacional das Comemorações do Centenário da República – Eixo República nas Escolas – “Mais Escolas em Portugal – Inauguração de 100 Escolas no dia 5 de Outubro”.

“O Ensino no Tempo da República” é o título de uma exposição, organizada pela Comissão Distrital para as Comemorações do Centenário da República, que integra o Centro de Estudos Bocageanos e a Câmara Municipal, entre outras entidades, que é inaugurada às 16h00, na Biblioteca Municipal – Serviços Centrais.

O 5 de Outubro encerra com a conferência “João de Deus, a Cartilha Maternal e a Educação na 1.ª República”, conduzida por Daniel Pires, doutorado em Literatura Portuguesa, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O programa que assinala a passagem dos cem anos da Implantação da República inclui, no dia 2, a apresentação de “A Crise dos Bragança”, livro de Irineu Cruz e José Manuel Moreira, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No dia 9, às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se mais um encontro, subordinado ao tema “A ideia de República: metamorfoses e impasses da procura pela justiça política”, por Viriato Soromenho Marques, doutorado em Filosofia.

A Escola Secundária de Bocage está, também, a assinalar os cem anos da República com um programa que inclui duas palestras.

A primeira, a 1 de Outubro, intitula-se “1.ª República: luta e utopia”, pela professora Nazaré Oliveira, e decorre às 10h00, no Auditório José Saramago, naquele estabelecimento de ensino.

“Constitucionalismo Republicano e a agonia do liberalismo” é o tema do segundo encontro, dirigido pelo professor Agostinho Costa e agendado para dia 4, à mesma hora e no mesmo local.

Alunos e professores da Secundária de Bocage reúnem-se a 5, feriado nacional, às 10h00, para as cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se os hinos nacional e do estabelecimento de ensino com a colaboração do grupo coral da escola.

As comemorações do Centenário da República, que ao longo do último ano têm apresentado várias iniciativas, como conferências, encontros e exposições, prosseguem no mês de Novembro.

Nenhum comentário: