sábado, 24 de julho de 2010

A Feira das Manteigada (Santiago), abre hoje portas.

A Feira de Sant’Iago, com mais de 400 anos de existência, abre portas na tarde do dia 24, numa edição dedicada aos centenários da implantação da República e do nascimento do Vitória Futebol Clube.

Mickael Carreira, The Legendary Tiger Man e Mazgani são apenas alguns dos nomes que garantem uma edição cheia de animação no recinto do Parque Sant’Iago, nas Manteigadas. Do cartaz previsto para o Palco Setúbal, o principal do certame, destacam-se, em Julho, Tiago Bettencourt & Mantha, no 24, e, em Agosto, Rita Redshoes e The Legendary Tiger Man, a 3, Mickael Carreira, a 5, e Deolinda, a 8.

Mas os 16 dias de feira reservam, ainda, para Julho, as actuações de bandas de rock e rap setubalenses, a 25, a digressão de 2010 da Idolomania, a 27, e concertos dos More Than a Thousand, a 29, de Rui do Cabo, a 28, de Toy, a 30, e de Pedro Moutinho, a 31.

Agosto começa, logo no dia 1, com o Fulia Kids Tour, prosseguindo com a Banda do Andarilho, a 2, o espectáculo de Jorge Nice, a 4, e actuações de tunas, dos Massive Deeztant Sound System, a 6, e de Mazgani, a 7.

Todos os espectáculos têm início às 22h00, excepto o concerto de Tiago Bettencourt, que começa às 22h30, e o Fulia Kids Tour, que anima o certame a partir das 20h00.

Os argumentos musicais da Feira de Sant’Iago não terminam aqui, com o Palco Mundo a oferecer durante as duas semanas do certame o melhor que se faz no Concelho em termos de música do mundo.

Além do entretenimento em cima dos palcos, a Feira de Sant’Iago conta com o aliciante de registar um aumento de cerca de 40 por cento na participação de feirantes e de expositores.

O programa do certame contempla ainda a realização de actividades desportivas, que decorrem no Espaço Desporto Coca-Cola, junto do Pavilhão Gimnodesportivo das Manteigadas.

O regresso da feira do livro é outra das novidades do certame, organizado pela Câmara Municipal e pela Associação Parque Sant’Iago, que conta ainda com uma área totalmente dedicada à produção vitivinícola da região, com espaços personalizados de provas e venda de vinhos, uma zona lounge e o espaço Kids.

A entrada para o recinto da feira conta com uma bola gigante, que é atravessada pelos visitantes do certame. Depois surge o pavilhão da Câmara Municipal, com a exposição “Vitória de Setúbal: um Clube do Tempo da República”.

De regresso ao programa do certame estão as corridas tauromáquicas, com um espectáculo que decorre numa praça desmontável instalada no parque de estacionamento destinado a feirantes e expositores.

A corrida, no dia 31 de Julho, às 22h00, tem presença assegurada dos cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e João Moura Caetano e dos forcados amadores de Setúbal e de Alcochete.

Como é habitual está assegurado o transporte pendular para o certame através de “navetas” de apoio. Um dos percursos tem início junto da paragem de autocarros em frente do Banco Pinto & Sotto Mayor, na Avenida Luísa Todi, enquanto o outro começa na Quinta da Varzinha.

As viagens custam 50 cêntimos e saem com uma periodicidade de 30 minutos, intensificando-se, entre as 20h00 e as 22h00, a regularidade das saídas para 15 minutos nos veículos cujo trajecto tem início na Avenida Luísa Todi.

Um transporte, de utilização gratuita, adaptado para pessoas com dificuldade de locomoção, está também ao serviço de população, até 30 de Julho, no horário das 19h00 às 24h00. As reservas devem ser feitas através do número de telefone 912 644 769, entre as 10h00 e as 19h00, sendo o transporte efectuado dentro dos limites do Concelho.

A inauguração oficial da Feira de Sant’Iago, no dia 24, está agendada para as 21h00 e conta com momentos musicais dinamizados pela fadista setubalense Deolinda de Jesus e pelo coro da Câmara Municipal “Afina Setúbal”.

O recinto, aberto todos os dias a partir das 12h00, encerra à 01h00 de domingo a quinta-feira e às 02h00 às sextas e sábados.

Nenhum comentário: