quinta-feira, 29 de julho de 2010

Autocarro turístico percorre a Arrábida


por Carlos Alberto, Publicado no Jornal I em 26 de Julho de 2010

As belezas naturais e paisagísticas da Arrábida, a produção de vinho e o fabrico artesanal de azulejos são algumas das potencialidades da região dadas a conhecer no circuito “Bus Tour”, a funcionar desde sábado.

Esta é a segunda edição da iniciativa. Durante uma breve paragem num dos miradouros da Serra da Arrábida, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, salientou a importância do “Bus Tour” como forma de tirar partido do melhor que existe em Setúbal.

“Que todos possam usufruir do sentimento que eu acho que estamos todos a ter. Falta-nos o fôlego”, realçou Maria das Dores Meira, tendo como cenário toda a beleza natural da Serra da Arrábida, candidata a Património Natural da Humanidade.

O privilégio em ter uma “paisagem e um município tão bonitos” convida, segundo a autarca, a conhecer e a divulgar lá fora. Convite que turistas, residentes locais e comunicação social desfrutaram nesta viagem turística, com mais de três horas.

Com partida marcada para as 10h00, junto do Esperança Centro Hotel, na Avenida Luísa Todi, o autocarro com vista panorâmica começou por percorrer a zona ribeirinha da cidade, entrando na Serra da Arrábida, para, através do Vale da Rasca, rumar a Azeitão.

Acenos e buzinas dos automóveis foram distribuídos por transeuntes ao longo do percurso. “É uma surpresa para as pessoas que passam pelo autocarro”, referiu Ana Vilhena, da operadora turística “Mil Andanças”, que, durante a viagem apresentou os locais de interesse cultural, histórico, natural e económicos da região.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Equipamento Oficial Feira "Manteigadas 2010"

Por uma Arrábida sustentável, mas com as pessoas


Protesto náutico no Portinho dia 22 de Agosto

A acção conta com o apoio e participação do Clube Naval Setubalense, Clube Naval de Sesimbra, Clube Náutico da Arrábida, de organizações do sector da pesca das comunidades piscatórias de Setúbal e Sesimbra, de associações de comerciantes e reparações navais, bem como das federações desportivas.

O desfile náutico de protesto realizar-se-á ao largo do Portinho da Arrábida e, de acordo com os seus promotores, tem por objectivo sensibilizar os responsáveis políticos e a opinião pública em geral, para a “necessidade imperiosa e urgente de revisão do Regulamento do Plano de Ordenamento da Arrábida (POPNA), depois de cinco anos de má experimentação”.

“Nos outros países europeus as áreas marinhas protegidas são planeadas para fomentar a actividade económica local e a sustentabilidade ambiental e social. Em Portugal é ao contrário; são feitas para prejudicar as pessoas,”.

Banhistas do Portinho vão içar bandeira preta no areal


Fiéis frequentadores do Portinho da Arrábida prometem levar camisolas pretas e içar uma bandeira da mesma cor, no areal do Portinho da Arrábida, na tarde do próximo dia 14 de Agosto. A “espontânea” acção visa protestar contra o que rotulam de “degradação” das condições da praia e zona envolvente.

A praia do Portinho, “se fosse olhada como merece, bem poderia ostentar a Bandeira Azul da Europa, mas, em vez desse galardão de qualidade, está pejada de lixos e num estado de acelerada degradação”, cenário que vai motivar um grupo de utentes e amigos daquela praia a içar uma bandeira preta no areal em “sinal de luto.”, agendada para a tarde (17 horas) de 14 de Agosto.

Existe na Internet, no Facebook, uma acção de protesto e defesa pelo Portinho, intitulado “Happy Hour de luto pela Arrábida”, onde já se encontram inscritas mais de 8 mil pessoas.

O desassoreamento galopante da praia do Portinho/Creiro, a retirada de areias do monte branco, o desaparecimento pedonal e corredor de emergência entre o Portinho e o Creio, bem como a falta de limpeza na mata adjacente ao Portinho são, para os dinamizadores da breve acção de protesto, as principais razões da realização da mesma.

Grande parte do areal da conceituada praia já foi levada pelo mar, existindo agora um mar de calhaus. “Tal como foi feito na Costa da Caparica, impõe-se a reposição de areia na praia”, entende Pedro Vieira, que refere ainda o “barril de pólvora” que representa a mata envolvente à praia, que “há décadas não é limpa.” A presença de matilhas de animais abandonados é outro dos problemas referenciados.

A situação tem vindo a agravar-se, particularmente nos últimos três anos. Para os frequentadores do Portinho, “é com tristeza que assistimos ao estado lamentável a que chegou esta praia, integrada na candidatura da Arrábida a património da Humanidade e às 7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Os manifestantes enumeram, um conjunto de questões, na praia e zona adjacente, que os motiva a levar a efeito esta manifestação, agendada para a tarde de dia 14 de Agosto (sábado). A saber: Desassoreamento galopante na praia do Portinho/Creiro; Desaparecimento do monte de areia, frente à Pedra da Anicha; O aumento desmesurado da língua de areia frente à Figueirinha; O quase impossível acesso pedonal e corredor de emergência entre o Portinho e o Creiro; Estacionamento caótico; Falta de Bandeira Azul numa praia em pleno PNA; Matilhas de cães vadios; Ausência de limpeza/ordenamento da mata adjacente à praia e limitações espartanas impostas à náutica de recreio.

sábado, 24 de julho de 2010

Feira de Santiago


Feira de Santiago, ainda no jardim da Beira-Rio, 1936

A Feira das Manteigada (Santiago), abre hoje portas.

A Feira de Sant’Iago, com mais de 400 anos de existência, abre portas na tarde do dia 24, numa edição dedicada aos centenários da implantação da República e do nascimento do Vitória Futebol Clube.

Mickael Carreira, The Legendary Tiger Man e Mazgani são apenas alguns dos nomes que garantem uma edição cheia de animação no recinto do Parque Sant’Iago, nas Manteigadas. Do cartaz previsto para o Palco Setúbal, o principal do certame, destacam-se, em Julho, Tiago Bettencourt & Mantha, no 24, e, em Agosto, Rita Redshoes e The Legendary Tiger Man, a 3, Mickael Carreira, a 5, e Deolinda, a 8.

Mas os 16 dias de feira reservam, ainda, para Julho, as actuações de bandas de rock e rap setubalenses, a 25, a digressão de 2010 da Idolomania, a 27, e concertos dos More Than a Thousand, a 29, de Rui do Cabo, a 28, de Toy, a 30, e de Pedro Moutinho, a 31.

Agosto começa, logo no dia 1, com o Fulia Kids Tour, prosseguindo com a Banda do Andarilho, a 2, o espectáculo de Jorge Nice, a 4, e actuações de tunas, dos Massive Deeztant Sound System, a 6, e de Mazgani, a 7.

Todos os espectáculos têm início às 22h00, excepto o concerto de Tiago Bettencourt, que começa às 22h30, e o Fulia Kids Tour, que anima o certame a partir das 20h00.

Os argumentos musicais da Feira de Sant’Iago não terminam aqui, com o Palco Mundo a oferecer durante as duas semanas do certame o melhor que se faz no Concelho em termos de música do mundo.

Além do entretenimento em cima dos palcos, a Feira de Sant’Iago conta com o aliciante de registar um aumento de cerca de 40 por cento na participação de feirantes e de expositores.

O programa do certame contempla ainda a realização de actividades desportivas, que decorrem no Espaço Desporto Coca-Cola, junto do Pavilhão Gimnodesportivo das Manteigadas.

O regresso da feira do livro é outra das novidades do certame, organizado pela Câmara Municipal e pela Associação Parque Sant’Iago, que conta ainda com uma área totalmente dedicada à produção vitivinícola da região, com espaços personalizados de provas e venda de vinhos, uma zona lounge e o espaço Kids.

A entrada para o recinto da feira conta com uma bola gigante, que é atravessada pelos visitantes do certame. Depois surge o pavilhão da Câmara Municipal, com a exposição “Vitória de Setúbal: um Clube do Tempo da República”.

De regresso ao programa do certame estão as corridas tauromáquicas, com um espectáculo que decorre numa praça desmontável instalada no parque de estacionamento destinado a feirantes e expositores.

A corrida, no dia 31 de Julho, às 22h00, tem presença assegurada dos cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e João Moura Caetano e dos forcados amadores de Setúbal e de Alcochete.

Como é habitual está assegurado o transporte pendular para o certame através de “navetas” de apoio. Um dos percursos tem início junto da paragem de autocarros em frente do Banco Pinto & Sotto Mayor, na Avenida Luísa Todi, enquanto o outro começa na Quinta da Varzinha.

As viagens custam 50 cêntimos e saem com uma periodicidade de 30 minutos, intensificando-se, entre as 20h00 e as 22h00, a regularidade das saídas para 15 minutos nos veículos cujo trajecto tem início na Avenida Luísa Todi.

Um transporte, de utilização gratuita, adaptado para pessoas com dificuldade de locomoção, está também ao serviço de população, até 30 de Julho, no horário das 19h00 às 24h00. As reservas devem ser feitas através do número de telefone 912 644 769, entre as 10h00 e as 19h00, sendo o transporte efectuado dentro dos limites do Concelho.

A inauguração oficial da Feira de Sant’Iago, no dia 24, está agendada para as 21h00 e conta com momentos musicais dinamizados pela fadista setubalense Deolinda de Jesus e pelo coro da Câmara Municipal “Afina Setúbal”.

O recinto, aberto todos os dias a partir das 12h00, encerra à 01h00 de domingo a quinta-feira e às 02h00 às sextas e sábados.

segunda-feira, 5 de julho de 2010