sábado, 6 de junho de 2009

TINARIWEN




Os Tinariwen é um grupo formado por pessoas Tuareg que habitam a região desértica do Mali. Já é um grupo rodado — formou-se em 1982 —mas só “surgiu aos olhos do mundo” a partir de 2001, quando conseguiram gravar seu primeiro CD ( The Radio Tisdas Session).
Os Tuareg enfrentam, ainda, uma luta pelo reconhecimento de sua autonomia política junto aos governos dos poucos países da África Saariana que ainda toleram sua presença em seus territórios. É esse o mote da maioria das letras da banda que, contrariando a tradição Tuareg, optou por cantar suas desventuras ao invés das vitórias, já nas areias da história.
A estrutura da música daquele povo é bem similar a do blues e do rock. É uma música de compasso quartenário, que tem a guitarra como instrumento base e que o ritmo se repete em estruturas simples permitindo a improvisação. Como no blues, há também uma estrutura de frases musicais que dialogam sob forma de “perguntas” e “respostas”. A própria temática (lamentação), também, é algo muito semelhante ao ritmo do Delta do Mississipi.
Essa peculiaridade, junto à influência da cultura ocidental pelo processo de globalização (Ibrahim Ag Alhabib, guitarrista e um dos vocalistas do grupo, afirma que viu uma guitarra pela primeira vez no cinema e diz ser influenciado por Elvis e Hendrix) criou uma música que nos soa familiar e estranha. Uma música que, apesar de ser executada com instrumentos conhecidos, traz em sua melodia, harmonia e ritmo o que só os Tuareg poderiam exprimir. Seus desejos, suas lamúrias, a sua relação com o deserto…
Se não quiser esperar pelo dia 3 de Julho, no AWM – Arrábida Word Muisic Festival, para conhecer o som deles, veja um dos vídeos abaixo.

(in Fazenda Virtual)

http://www.youtube.com/watch?v=-MHAKNL-Vkg


http://www.youtube.com/watch?v=V8DlnTVzHx0

http://www.youtube.com/watch?v=3hR6eWexxZA

Nenhum comentário: